A Associação de Polícia Científica do Estado de Pernambuco (Apoc-PE) é uma associação civil sem fins lucrativos criada para defender com legitimidade os interesses da categoria. Os associados são Peritos Criminais e Médicos Legistas integrantes da Polícia Científica de Pernambuco, órgão de natureza operacional da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Polícia Científica
A Polícia Científica de Pernambuco é uma unidade administrativa criada pela Lei n° 6657 de 07 de janeiro de 1974, que organiza a Secretaria de Segurança Pública, hoje redenominada Secretaria de Defesa Social através da Lei Complementar n°49 de 31 de janeiro de 2003.
Trata-se de um órgão de Gerência Geral, de apoio executivo, que tem as competências de coordenar, supervisionar, fiscalizar as atividades pertinentes aos exames de corpo de delito e outros procedimentos periciais técnico-científicos, no campo da Medicina Legal e da Criminalística, que interessem ao exercício da Polícia Judiciária de competência da Secretaria de Defesa Social, Ministério Público e Tribunal de Justiça.
A Polícia Científica de Pernambuco administra os seguintes órgãos:
- Instituto de Criminalística Professor Armando Samico (ICPAS/PE)
- Instituto de Medicina Legal de Pernambuco Antônio Persivo Cunha (IMLAPC/PE)
- Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC)