Representantes de todas as categorias da Segurança Pública de Pernambuco realizaram hoje uma marcha, partindo da Praça do Derby em direção ao Palácio do Governo, com o propósito de pressionar por respostas às demandas apresentadas pelas diversas entidades representadas pelo Fórum de Segurança Pública. Estas reivindicações, conhecidas pela administração de Raquel Lyra desde o início de seu mandato, continuam sem receber qualquer resposta, apesar de já se aproximarem de 11 meses de sua gestão no cargo.
Camila Reis Baleeiro, presidente da Associação de Polícia Científica de Pernambuco (APOC-PE), enfatiza a importância deste ato, destacando a crítica situação da segurança pública no estado.
“A Associação de Polícia Científica de Pernambuco está aqui presente nesse ato importantíssimo promovido pelo Fórum de Segurança Pública onde todas as instituições se fizeram presentes. É muito importante a gente chamar a atenção do governo pela situação periclitante que a gente está vendo e que é o que agrava ainda mais o déficit de profissionais dentro dessa área que é tão importante. É sempre bom a gente ressaltar a importância da prova material pra que a justiça consiga se concretizar. E hoje a gente tem situações de investimentos do Governo Federal, como o nosso banco balístico, por exemplo, sem pessoal pra operar, sem a capacidade de ajudar a resolver e a diminuir o número de homicídios no nosso estado. Então é uma situação crítica, é uma situação difícil e a gente espera que com esse movimento o governo nos ouça e nos responda. E que interrompa esse ciclo de silêncio e de ignorar essas classes tão importantes como a gente vem vendo aí nos últimos meses”, afirmou.
As categorias foram recebidas na Secretaria de Administração pelo Assessor Técnico Especial de Política de Pessoal, que informou que na segunda-feira, 30 de outubro, o governo irá dar uma respostas para as pautas das categorias. As categorias também já marcaram uma Assembleia Geral Conjunta no dia 7 de novembro para definir quais os próximos passos a serem tomados.
Comentários